Ao refletirmos na nossa formação escolar: nível fundamental, médio e em alguns casos até superiores, percebemos que havia necessidade de formação; com isso, aprendíamos cada vez mais de cada vez menos. E assim andava a sociedade: cada um crescia em uma área particular da vida como se não existisse a integração. Mas com a evolução do mundo, principalmente tecnologicamente falando vê-se a necessidade de integração, de saber cada vez mais de cada vez mais.
É necessário, então, valorizar os diversos meios de aprendizado que traz o nosso aluno. Percebemos que eles a todo momento praticam o hábito de leitura e escrita através do orkut, msn, blogs, e-mail, torpedos e etc. e mesmo assim reclamamos que o aluno não lê e não produz.
Será que isso é certo? Claro que não. Ao interagir via internet, nos jogos eles estão lendo, produzindo e discutindo. Mesmo que não seja o que queremos que eles lêem, produzem e discutem. O que não podemos fazer é desvalorizar este conhecimento. Todo aprendizado é válido e poderá ser utilizado em algum momento e em algum lugar.
Devemos aproveitar as habilidades que os alunos desenvolveram lá fora para trazer para a escola. Pois já passou dá hora da escola interagir com o mundo e não desenvolver práticas alheia do mesmo. Pedro Demo exemplifica que a todo o momento o nosso aluno está em contato com as tecnologias: quando vai ao supermercado, em casa.... Hoje percebemos que em muito mercados tem o leitor de códigos de barras acessíveis para o consumidor e lá podemos saber o preço do produto que estamos compramos, além desse parelho têm computadores, balanças eletrônicas e muito mais. E aí nos perguntamos, se o aluno não sabe utilizar tais equipamentos como será sua vida - não daqui há alguns anos - mas na atualidade?. Pois o que estamos discutimos é algo novo, do agora.
Assim percebemos que precisamos mudar nossas estratégias de ensino apoiando nas tecnologias, precisamos resgatar o que estamos perdendo - o nosso aluno. Não podemos nos contentar com o corpo presente em sala de aula, devemos querer mais. A interação atualmente é um fator primordial no aprendizado e devemos utilizar isso para não apenas dar aula como afirma Demo, mas para fazer com que nosso aluno aprenda cuidando dele e utilizando sua bagagem a favor da educação.
Páginas
Marcadores
- AMIGOS-COLEGAS (11)
- CACHORROS (8)
- CARTAS-LEMBRANÇAS PESSOAS ESPECIAIS (32)
- CITAÇÕES (1)
- EDUCAÇÃO (26)
- ESTUDOS (2)
- FATOS DIVINOS-REVELAÇÕES (13)
- FORMAÇÃO (48)
- Igreja Católica Apostólica Romana (108)
- ITPAC PORTO NACIONAL (18)
- LEITURAS (9)
- Orações (10)
- Partilhas Religiosas (78)
- RCC (104)
- Receitas culinárias (9)
- Reflexões gerais e pensamentos (49)
- Registros Pessoais (246)
- REPOST (13)
- SONHOS (4)
domingo, 15 de agosto de 2010
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Criando HQs em inglês - Turma Aceleração da Aprendizagem RGO
Com o objetivo de desenvolver a prática de leitura e escrita os alunos da Aceleração da aprendizagem desenvolvem criação de Histórias em quadrinhos - as HQs. Pouco a pouco eles vão criando tirinhas e assim vão descobrindo que são capazes de produzir textos orais e escritos na Língua Entrangeira - Inglês.
LIZANE PINTO DA SILVA
ELENA ALVES RODRIGUES
Assinar:
Postagens (Atom)