Páginas
Marcadores
- AMIGOS-COLEGAS (11)
- CACHORROS (8)
- CARTAS-LEMBRANÇAS PESSOAS ESPECIAIS (32)
- CITAÇÕES (1)
- EDUCAÇÃO (26)
- ESTUDOS (2)
- FATOS DIVINOS-REVELAÇÕES (13)
- FORMAÇÃO (48)
- Igreja Católica Apostólica Romana (108)
- ITPAC PORTO NACIONAL (18)
- LEITURAS (9)
- Orações (10)
- Partilhas Religiosas (78)
- RCC (104)
- Receitas culinárias (9)
- Reflexões gerais e pensamentos (49)
- Registros Pessoais (246)
- REPOST (13)
- SONHOS (4)
segunda-feira, 31 de maio de 2010
sábado, 29 de maio de 2010
Planejamento
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE PORTO NACIONAL
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR RAIMUNDO GABRIEL DE OLIVEIRA
e-mail raimundogabriel.deoliveira@yahoo.com.br /3363 – 5258
Escola Estadual Professor Raimundo Gabriel de Oliveira
Professor (a): Dalvina Pinto de Oliveira, Luciana Aires dos S. Soares, Michelly Pereira dos Santos, Vitalina Rodrigues Barbosa.
Disciplina :Língua Portuguesa Ano:6º Turma/Turno: 09 / Vespertino
Planejamento de Aulas (quinzenal) de 27 a 28/05/2010
Trabalhar nos alunos a oralidade, a pratica de leitura e produção textual;
Levá-los a entender sobre a importância do meio ambiente incentivando-os na preservação e reconstrução do mesmo.
EIXO TEMÁTICO:
Eixo: Prática De Escuta De Textos Orais
Eixo: Prática De Leitura De Textos
Eixo: Prática De Escrita E Produção De Textos
COMPETÊNCIA (S):
Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros textuais presentes em situações de interação social, respeitando as diferentes manifestações da linguagem.
Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
Ser capaz de compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos do sistema lingüísticos utilizado na produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.
Ser capaz de compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos do sistema lingüístico utilizado na prática de escuta e leitura, na produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.
HABILIDADE (S):
Expressar seus sentimentos, experiências e idéias.
Compreender o significado das mensagens considerando as intenções do autor.
Identificar informações relevantes para a compreensão do gênero poema
Identificar o tema e a idéia central do texto.
Identificar a funcionalidade e a finalidade do texto.
Identificar idéias explícitas que contribuam para compreensão textual.
Produzir considerando o destinatário, finalidade e as características do poema.
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Ampliar o aprendizado do conteúdo, de palavras ou expressões a partir do uso de hipertextos e seus links.
Compreender a leitura buscando informações, significados das palavras no texto, deduzindo a partir do contexto e/ou consultando os links.
CONTEÚDO (S):
Projeto – Meio ambiente: (http://www.canalkids.com.br/meioambiente/index.htm)
Hipertexto – Poluição: O Homem é o grande vilão
METODOLOGIAS:
Legenda:
1.1-1.3-1.8-3.4-2.1-6.2-7.3
Legenda 1
1.1 Aula explicativa 1.2 Aula expositiva 1.3 Aula dialogada 1.4 Aula no LABIN 1.5 Aula no pátio 1.6 Aula na biblioteca 1.7 Aula na videoteca 1.8 Aula de leitura 1.9 Aula campo 1.10 Aula na quadra de esporte 1.11 Aula prática (oficinas/experimentos)
1.12 Aula lúdica com jogos 1.13 Aula lúdica com música 1.14 Aula lúdica com dinâmicas 1.15 Aula lúdica com gincanas 1.16 Aula interdisciplinar em sala 1.17 Aula interdisciplinar no pátio
Legenda 3
3.1 Apresentação de seminário
3.2 Apresentação de peças teatrais 3.3 Apresentação de músicas
3.4 Apresentação de produção textual
Legenda 2
2.1 Atividades Orais 2.2 Atividades escritas 2.3 Atividades de colagens 2.4 Atividades com desenho
Legenda 6
6.1 Produção de texto escrito individual 6.2 Produção de texto escrito coletivo 6.3 Produção de texto oral individual 6.4 Produção de texto oral coletivo 6.5 Produção de texto visual a partir de outras fontes
Legenda 7
7.1 Pesquisa bibliográfica na biblioteca 7.2 Pesquisa bibliográfica em sala de aula 7.3 Pesquisa na internet
Situação Didática: Descrição detalhada da metodologia, indicando quando necessário nome dos livros, nº. das páginas dos livros; nome dos jogos utilizados; nome das músicas (relatar se a letra será distribuída na turma ou projetada); etc
As aulas (e projetos) serão explicativas, dinamizadas com recursos áudios-visuais com apresentações, exposição de opiniões e produções textuais coletivas e individuais.
Sites:
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
http://cpdalvinapoliveira.blogspot.com/
http://michellycientistadalinguagem.blogspot.com/
http://lulueducadora.blogspot.com/
http://buscandoeducaao.blogspot.com/
RECURSOS:
Legenda :
1.1-3.4-3.5-3.6
Outros:
Internet-modem móvel
Data show
Fotos câmera digital
Legenda 1 – ROTINA
1.1 Quadro/giz (pincel) 1.2 Livro Didático 1.3 Livro paradidático 1.4 Livros de literatura 1.5 Tabuadas avulsas 1. 6 Tabela Periódica
1.7 Pincéis atômicos/hidrocor 1.8 Lápis de cor/giz de cera 1.9 Papel pardo/fantasia/camurça/sulfite
Legenda 3 – DIVERSIFICADO AUDITIVO
3.1 TV/Vídeo/fitas de vídeo 3.2 TV/DVD player/DVD 3.3 Aparelho de som/CD 3.4 Computador 3.5 Microfone 3.6 Caixa de som
AVALIAÇÃO:
Legenda
1.4-2.2-3
Outras:Participação continua nas aulas
Legenda 1 Provas
(1.1 Escrita Individual
1.2 Escrita em dupla
1.3 Consulta individual
1.4 Oral individual)
Legenda 2 Trabalhos (individual ou grupo) (2.1 Debate 2.2 Seminário 2.3 Relatório (2.3.1 Filme 2.3.2 Livro 2.3.3 Experimentos) 2.4 Pesquisa 2.5 Gincana 2.6 Oficinas 2.7 Experimentos
Legenda 3 Caderno de Registro (registro de atividade)
REFERÊNCIAS:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais ensino de 1ª a 4ª anos. Brasília: MEC/SEF, 1997 10 v. Língua Portuguesa.
BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Tudo é linguagem.—São Paulo: Ática, 2006.
Michaelis: dicionário escolar língua portuguesa – São Paulo: Editora Melhoramentos, 2002.
TERRA, Ernani; NICOLA, José De. Minigramática. — São Paulo: Scipione, 2002.
MESQUITA. Roberto Melo; MARTOS. Cloder Rivas. Português: Linguagem e Realidade – São Paulo: Saraiva. 2 ed. Reformulada 1995.
Poetas da escola : caderno do professor :orientação para produção de textos / [equipe de produção Anna Helena Altenfelder, Maria Alice Armelin]. — São Paulo : Cenpec, 2010. (Coleção da Olímpiada)
http://www.canalkids.com.br/
Hipertexto: promovendo o aprendizado
A aplicação desta atividade com os alunos teve um grande sucesso, pois nós, educadores da escola Professor Raimundo Gabriel de Oliveira, decidimos aproveitar a oportunidade para trabalhar com eles o projeto do Meio Ambiente. Como éramos quatro professoras com formações diferenciadas abordamos o tema interdisciplinamente.
Organizamos o ambiente dispondo dos recursos tecnológicos da escola e apresentamos o tema aos alunos. A partir daí fomos indagando os alunos a respeito do tema trabalhado e os mesmos foram apresentando seus conhecimentos prévios sobre o meio ambiente. Ao instigar o interesse dos alunos propomos que eles fizessem a leitura dos textos apresentados pelo site: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm
Havia uma discursão sobre cada hipertexto lido e os links foram sendo trabalhados conforme o interesse dos alunos. Primeiramente foi trabalhado o hipertexto a seguir: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/index.htm Partindo daí os alunos se interessaram em entender um pouco sobre o (mundo dos animais) http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodosanimais/index.htm. Depois do debate necessário foi explicado ao alunos a importância do trabalho de pesquisa usando a ferramenta da internet. Os alunos aprenderam, então, a usar o hipertexto e a conduzir sua pesquisa usando os links que aparecem como forma de esclarecer e ampliar o conhecimento do pesquisador.
Ao colocar esse conhecimento em prática, os alunos sugeriram conduzir nosso trabalho sobre o meio ambiente voltado para as plantas. Sendo assim o seguinte link foi trabalhado: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/index.htm
Após a apresentação desta área do meio ambiente surgiu, entre eles, a curiosidade em conhecer mais sobre as plantas carnívoras. http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/index.htm. Então lemos o texto e discutimos um pouco sobre as curiosidades aprendidas nessa aula. Os alunos juntaram-se em grupos e começaram fazer comentários escritos sobre o trabalho realizado com eles.
Uma grande dificuldade encontrada ao realizar este trabalho foi a velocidade da conexão com a internet, a falta de um laboratório com computadores para os alunos fazerem comentários mais rapidamente em nosso blog.
Outro fator que foi superado no mesmo dia é que a maioria dos alunos não tinha e-mail, e sem o mesmo era impossível postar o comentário em nosso blog, contudo, os alunos juntamente com a professora da turma criaram seus e-mails resolvendo a primeira dificuldade. Mas, isso não foi o bastante, pois o tempo se tornou curto para realizar todos os comentários – tendo em vista que tinha apenas um note book para que eles pudessem postar seus comentários – sendo assim cada representante de grupo, que possuía uma maior habilidade com a internet ficou de postar os comentários posteriormente.
Foi aconselhado postar no sábado à tarde, para que pudessem ter uma orientação caso surgissem duvidas. Mas, apesar das dificuldades enfrentadas por nós, professores e alunos, realizamos com muito prazer esta atividade. Podemos dizer que o trabalho foi além do esperado, pois a contribuição, o empenho e o interesse demonstrado pelos alunos foram surpreendentes. E com certeza o aprendizado se tornou mais divertido e fez muito mais sentido na vida deles e, porque não, da nossa também.
domingo, 9 de maio de 2010
Como bem define o wikipédia o prefixo hiper vem do grego e significa sobre, além. O que confirma as impressões e confirmações que o hipertexto é um texto que possui sempre informações adicionais que o complementa e o enriquece, é um texto que vai além, que nos faz buscar sempre mais.
No entanto, percebi que o hipertexto não é um formato genuinamente digital. Havia hipertexto mesmo na “Era dos Manuscritos” que não era rápido, simples tão pouco dinâmico - como o click que é típico do nosso meio digital – isso porque segundo o wikipédia: “as marginalias (agora os links) eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto.” Acredito que eles não são tão interessantes quanto o pertencente ao mundo digital tecnológico, por não possuirem a transitoriedade e a fácil e vasta acessibilidade como nos é oferecida pela internet.
Ao navegar nos links, os textos passam a dialogar com minhas indagações, fazendo realmente interação com o leitor. Com isso passei a compreendê-los como um dicionário dinâmico rápido que mostra vários caminhos a ser percorrido. O hipertexto com seus hiperlinks começou a me levar a caminhos de leitura intermináveis. Onde ao ler um assunto, amplio essa leitura através de um link que apresenta outro texto com outros links, e assim fui entrando em caminhos de informações rápidas nas quais foi possível ampliar meu, antes, vago conhecimento sobre hipertexto.
Hipertexto: Minhas impressões e notas históricas
Como bem define o wikipédia o prefixo hiper vem do grego e significa sobre, além. O que confirma as impressões e confirmações que o hipertexto é um texto que possui sempre informações adicionais que o complementa e o enriquece, é um texto que vai além, que nos faz buscar sempre mais.
No entanto, percebi que o hipertexto não é um formato genuinamente digital. Havia hipertexto mesmo na “Era dos Manuscritos” que não era rápido, simples tão pouco dinâmico - como o click que é típico do nosso meio digital – isso porque segundo o wikipédia: “as marginalias (agora os links) eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto.” Acredito que eles não são tão interessantes quanto o pertencente ao mundo digital tecnológico, por não possuirem a transitoriedade e a fácil e vasta acessibilidade como nos é oferecida pela internet.
Ao navegar nos links, os textos passam a dialogar com minhas indagações, fazendo realmente interação com o leitor. Com isso passei a compreendê-los como um dicionário dinâmico rápido que mostra vários caminhos a ser percorrido. O hipertexto com seus hiperlinks começou a me levar a caminhos de leitura intermináveis. Onde ao ler um assunto, amplio essa leitura através de um link que apresenta outro texto com outros links, e assim fui entrando em caminhos de informações rápidas nas quais foi possível ampliar meu, antes, vago conhecimento sobre hipertexto.
Educadores Blogueiros
http://aldizia-ensinandoeaprendendo.blogspot.com/
http://capimdouradogeografia.blogspot.com/
http://keilinha-tecnoao.blogspot.com/
http://lulueducadora.blogspot.com/
http://dijeporto.blogspot.com/
http://spedreportonacional.blogspot.com/
http://laraaires.blogspot.com/
http://geotavares.blogspot.com/
http://lneductic.blogspot.com/
http://lulueducadora.blogspot.com/
http://semonegarcia.blogspot.com/
http://gestarportuguesporto.blogspot.com/
http://historiaereflexaoporto.blogspot.com/
http://sileneliviaires.blogspot.com/
http://hosanadefatima2.blogspot.com/
http://matematicaanimada.blogspot.com/
http://buscandoeducaao.blogspot.com/
http://novasideiasnaeducacao.blogspot.com/
http://educardreporto.blogspot.com/
http://informaticaprofflorencioaires.blogspot.com/
http://raquelra.blogspot.com/
http://wellyngtonaires.blogspot.com/
http://irismarnet.blospot.com/
http://escolamep.blogspot.com/