sábado, 29 de maio de 2010

Planejamento



GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE PORTO NACIONAL
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR RAIMUNDO GABRIEL DE OLIVEIRA
e-mail raimundogabriel.deoliveira@yahoo.com.br /3363 – 5258
Escola Estadual Professor Raimundo Gabriel de Oliveira
Professor (a): Dalvina Pinto de Oliveira, Luciana Aires dos S. Soares, Michelly Pereira dos Santos, Vitalina Rodrigues Barbosa.
Disciplina :Língua Portuguesa Ano:6º Turma/Turno: 09 / Vespertino
Planejamento de Aulas (quinzenal) de 27 a 28/05/2010


OBJETIVO DA AULA



Trabalhar nos alunos a oralidade, a pratica de leitura e produção textual;
Levá-los a entender sobre a importância do meio ambiente incentivando-os na preservação e reconstrução do mesmo.

EIXO TEMÁTICO:

Eixo: Prática De Escuta De Textos Orais
Eixo: Prática De Leitura De Textos
Eixo: Prática De Escrita E Produção De Textos

COMPETÊNCIA (S):

Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros textuais presentes em situações de interação social, respeitando as diferentes manifestações da linguagem.
Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
Ser capaz de compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos do sistema lingüísticos utilizado na produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.
Ser capaz de compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos do sistema lingüístico utilizado na prática de escuta e leitura, na produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.

HABILIDADE (S):

Expressar seus sentimentos, experiências e idéias.
Compreender o significado das mensagens considerando as intenções do autor.
Identificar informações relevantes para a compreensão do gênero poema
Identificar o tema e a idéia central do texto.
Identificar a funcionalidade e a finalidade do texto.
Identificar idéias explícitas que contribuam para compreensão textual.
Produzir considerando o destinatário, finalidade e as características do poema.
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Ampliar o aprendizado do conteúdo, de palavras ou expressões a partir do uso de hipertextos e seus links.
Compreender a leitura buscando informações, significados das palavras no texto, deduzindo a partir do contexto e/ou consultando os links.




CONTEÚDO (S):




Projeto – Meio ambiente: (http://www.canalkids.com.br/meioambiente/index.htm)
Hipertexto – Poluição: O Homem é o grande vilão




METODOLOGIAS:




Legenda:
1.1-1.3-1.8-3.4-2.1-6.2-7.3




Legenda 1
1.1 Aula explicativa 1.2 Aula expositiva 1.3 Aula dialogada 1.4 Aula no LABIN 1.5 Aula no pátio 1.6 Aula na biblioteca 1.7 Aula na videoteca 1.8 Aula de leitura 1.9 Aula campo 1.10 Aula na quadra de esporte 1.11 Aula prática (oficinas/experimentos)
1.12 Aula lúdica com jogos 1.13 Aula lúdica com música 1.14 Aula lúdica com dinâmicas 1.15 Aula lúdica com gincanas 1.16 Aula interdisciplinar em sala 1.17 Aula interdisciplinar no pátio
Legenda 3
3.1 Apresentação de seminário
3.2 Apresentação de peças teatrais 3.3 Apresentação de músicas
3.4 Apresentação de produção textual
Legenda 2
2.1 Atividades Orais 2.2 Atividades escritas 2.3 Atividades de colagens 2.4 Atividades com desenho
Legenda 6
6.1 Produção de texto escrito individual 6.2 Produção de texto escrito coletivo 6.3 Produção de texto oral individual 6.4 Produção de texto oral coletivo 6.5 Produção de texto visual a partir de outras fontes
Legenda 7
7.1 Pesquisa bibliográfica na biblioteca 7.2 Pesquisa bibliográfica em sala de aula 7.3 Pesquisa na internet




Situação Didática: Descrição detalhada da metodologia, indicando quando necessário nome dos livros, nº. das páginas dos livros; nome dos jogos utilizados; nome das músicas (relatar se a letra será distribuída na turma ou projetada); etc
As aulas (e projetos) serão explicativas, dinamizadas com recursos áudios-visuais com apresentações, exposição de opiniões e produções textuais coletivas e individuais.
Sites:
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
http://cpdalvinapoliveira.blogspot.com/
http://michellycientistadalinguagem.blogspot.com/
http://lulueducadora.blogspot.com/
http://buscandoeducaao.blogspot.com/

RECURSOS:




Legenda :
1.1-3.4-3.5-3.6
Outros:
Internet-modem móvel
Data show
Fotos câmera digital

Legenda 1 – ROTINA
1.1 Quadro/giz (pincel) 1.2 Livro Didático 1.3 Livro paradidático 1.4 Livros de literatura 1.5 Tabuadas avulsas 1. 6 Tabela Periódica
1.7 Pincéis atômicos/hidrocor 1.8 Lápis de cor/giz de cera 1.9 Papel pardo/fantasia/camurça/sulfite

Legenda 3 – DIVERSIFICADO AUDITIVO
3.1 TV/Vídeo/fitas de vídeo 3.2 TV/DVD player/DVD 3.3 Aparelho de som/CD 3.4 Computador 3.5 Microfone 3.6 Caixa de som




AVALIAÇÃO:
Legenda
1.4-2.2-3
Outras:Participação continua nas aulas

Legenda 1 Provas
(1.1 Escrita Individual
1.2 Escrita em dupla
1.3 Consulta individual
1.4 Oral individual)

Legenda 2 Trabalhos (individual ou grupo) (2.1 Debate 2.2 Seminário 2.3 Relatório (2.3.1 Filme 2.3.2 Livro 2.3.3 Experimentos) 2.4 Pesquisa 2.5 Gincana 2.6 Oficinas 2.7 Experimentos
Legenda 3 Caderno de Registro (registro de atividade)

REFERÊNCIAS:




MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais ensino de 1ª a 4ª anos. Brasília: MEC/SEF, 1997 10 v. Língua Portuguesa.
BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Tudo é linguagem.—São Paulo: Ática, 2006.
Michaelis: dicionário escolar língua portuguesa – São Paulo: Editora Melhoramentos, 2002.
TERRA, Ernani; NICOLA, José De. Minigramática. — São Paulo: Scipione, 2002.
MESQUITA. Roberto Melo; MARTOS. Cloder Rivas. Português: Linguagem e Realidade – São Paulo: Saraiva. 2 ed. Reformulada 1995.
Poetas da escola : caderno do professor :orientação para produção de textos / [equipe de produção Anna Helena Altenfelder, Maria Alice Armelin]. — São Paulo : Cenpec, 2010. (Coleção da Olímpiada)
http://www.canalkids.com.br/

Um comentário:

  1. Parabéns Michelly pelo planejamento. Incentivar a leitura é importante e necessário em nossas escolas.
    Para postar o plano como fiz é fácil, basta vc ter um e-mail do gmail e depois de logada clicar em docs e seguir os passos descritos lá. Um abraço,

    ResponderExcluir