terça-feira, 28 de setembro de 2010

Memorial reflexivo de Michelly Pereira dos Santos

Ao iniciar o curso das Tics eu tinha a imagem de que era mais um curso explicativo do qual haveriam palestrantes que falariam de como usar por exemplo o data show e outros recursos tecnológicos e que haveria oficinas em que pudéssemos por em prática o que fosse ministrado por eles. Mas quando eu entrei em contato com o curso que ia muito além disso.
Tal curso me proporcionou um aprendizado muito grande. Por meio dele aprendi a utilizar diversos recursos tecnológicos e a valorizar a interação como ferramenta que contribui para o aprendizado.
No decorrer do curso deparei-me com grandes desafios, e um deles foi a utilização de alguns recursos tecnológicos e de alguns sites da internet. Dentre os recursos aprendi e ainda estou aprendendo a lidar o com data show, quanto aos sites nos quais enfrentei maiores dificuldades em navegar foram o do portal do professor e sites de vídeo. Isso ocorreu devido a vários fatores, como por exemplo: computador antigo com memória abaixo da metade de 1 G, o fato de pela primeira vez lidar com sites que apresentam vídeos e etc.
O interessante é que as dificuldades apresentadas neste memorial foram superadas uma a uma com a ajuda dos colegas – aqui podemos notar a importância da interação na construção do aprendizado – e da tutora do curso.
Lembro-me que antes do curso minha prática pedagógica se resumia basicamente a aulas essencialmente explicativas, com pouca utilização de recursos tecnológicos. É interessante notar que as Tics ampliou minha visão quanto ao ensino. O curso mostrou que existem inúmeras possibilidades de uma aprendizagem mais agradável.
É necessário reafirmar que, antes do curso, as aulas eram aplicadas mais tradicionalmente o que limitavam as possibilidades de aprendizado e nem todas as vezes o conhecimento do aluno era levado em conta. Agora os conhecimentos e habilidades dos alunos são levados em conta e até incentivadas. Essa mudança aconteceu porque passei a viver nas Tics um novo aprendizado e com isso pude perceber que este não acontece em sala de aula apenas, mas sim a todo instante e em diferentes ambientes.

Um comentário:

  1. Olá professora Michelly,

    Parabéns pelo seu desempenho no curso.

    Quero destacar dentre as suas considerações neste memorial a seguinte afirmação:"Essa mudança aconteceu porque passei a viver nas Tics um novo aprendizado e com isso pude perceber que este não acontece em sala de aula apenas, mas sim a todo instante e em diferentes ambientes."
    Na minha opinião é esse o maior resultado alcançado, é você poder enxergar a mudança na sua prática.

    Continue usando as TIC e a ferramenta blog principalmente.

    Rosita

    ResponderExcluir