sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O (s) conceito (s) de Currículo

Depois de várias leituras e pesquisas podemos compreender que o termo currículo possui inúmeros conceitos que vai além de uma simples grade curricular a ser cumprida. Vejamos alguns conceitos sobre o que é currículo.
Segundo Paul Hirst “O termo currículo, a julgar por
sua derivação, parece aplicar-se com mais propriedade ao programa de
atividades, ao curso que os alunos fazem na escola (Hirst 1969, p. 143)” neste caso é desconsiderado todas as atividades que ‘supostamente’ não contribuam para o ensino dos alunos.
Já a Universidade Aberta “O currículo é o oferecimento de
conhecimento, habilidades e atitudes socialmente valorizados e postos à
disposição dos estudantes, através de uma variedade de arranjos, durante
o tempo em que eles estão na escola, na faculdade ou na universidade”
John Kerr, amplia o conceito de currículo uma vez que o torna possível também fora do ambiente escolar:”o currículo é toda a
aprendizagem planejada e guiada pela escola, seja ela ministrada em
grupos ou individualmente, dentro ou fora da escola” (Kerr, 1968, p. 16).
As contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo vão desde sua constituição até sua aplicação dentro ou fora de aula. A UNESCO nos mostra de que forma isso acontece:“o currículo é constituído pelo :que é aprendido e ensinado (contexto); como é oferecido (métodos de ensino e aprendizagem); como é avaliado (provas, jogos, .... por exemplo) e os recursos usados (ex. livros usados para ministrar os conteúdos e para o processo ensino-aprendizagem, TV, aparelho de som, DVD, inernet...).”UNESCO (2004, p. 13).
Para integrar as tecnologias ao desenvolvimento do currículo é necessário criar situações em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apoiam no processo de aprendizado. É necessário encarar as tecnologias não como uma inimiga que atrae o aluno para fora da escola, que proporciona um desinteresse por parte do mesmo. As tecnologias, ao contrário devem ser consideradas como aliadas, como facilitadoras na construção do conhecimento. Elas se apresentam como uma forma de torna o aprendizado mais atraente e prazerozo. E é por isso que devem ser usadas sempre que possível em sala de aula, na elaboração e execução de projetos e em outras ações que são pertencente a comunidade escolar.

3 comentários:

  1. Oi colega,gostei da sua colocação quando diz necessario a ceitar a tecnologia como uma ferramenta que o apoiam no processo de aprendizado e que mais atraente e prazeroso.
    Abraços,
    Raquel

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  2. Com este conceito deixa-nos mais seguros na maneira de ensinar e até mesmo psrticipando das propostas e referenciais curriculares

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  3. O currículo escolar era simplesmente considerado como uma seriação de conteúdos escolares em que cada unidade curricular (disciplina) era estruturada e detalhada de acordo com as exigências e normas da instituição de ensino.

    Hoje o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno dentro e fora da escola, seu cotidiano.

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