terça-feira, 29 de junho de 2010

Aprendendo a aprender:Uma reflexão

Aprendendo a aprender: Uma auto avaliação
Ao avaliar todo o processo da construção do conhecimento nesse curso, pude perceber que aprendi a aprender: aprendi a ser mais social, aprendi – e muito – com o outro.
Com os encontros presenciais e na realização das atividades a prendi a buscar mais o conhecimento e aplicá-lo em sala, conheci a riqueza de recursos tecnológicos inseridos na escola na qual trabalho e que antes eram simplesmente ignorados por mim.
Pouco a pouco percebo o avanço no uso dos recursos tecnológicos. E esse avanço não é apenas meu, ele também chegou na vida dos meus alunos. Hoje vejo alunos mais empolgados, desejando desenvolver trabalhos diferentes, participando mais das aulas.
Atualmente, ao realizar e criar aulas mais dinamizadas a motivação, que parecia está tão longe da minha vida enquanto professora e na vida dos meus alunos, finalmente chegou mudando a nossa forma de olhar a escola.
A escola passou a ser um lugar de troca de informação, de construção permanente de conhecimento e não mais um ambiente em que “despeja” conteúdos em “vasos vazios”. Hoje percebo que meus alunos não são “vasos vazios”, mas sim PESSOAS dispostas a aprender e a ensinar.
Enfim aprendi que ao ensinar aprendo muito mais pois eu posso e devo trabalhar com o outro, posso debater com ele e construir um aprendizado mais sólido e eficiente.

Um comentário:

  1. Michelly;
    A escola é um espaço de troca de conhecimentos. Este curso nos levou a aprendermos a compartilhatr os nossos conhecimentos com os demais colegas.
    Eliana

    ResponderExcluir