terça-feira, 29 de junho de 2010

Aprendendo a ser um pesquisador: Uma reflexão


A Escola Estadual Professor Raimundo Gabriel de Oliveira com base em um dos conteúdos disponiblizados no site da Revista Escola (Avalie com os estudantes a credibilidade dos sites de busca) desenvolveu um trabalho de intervenção no qual ensina e/ou leva o aluno a ser de fato um pesquisador e não um mero "copista".

Após a leitura do material a equipe da escola, composta pelas professoras Dalvina, Luciana, Michelly e Vitalina, fez um um levantamento dos principais problemas - relacionados a pesquisa e produção -que ocorrem na vida acadêmica dos alunos afetando sua aprendizagem. A partir disso foi possivel traçar caminhos para a realização de aulas produtivas.

Sendo assim, foi elaborado ima aula em Power Point que serviria para diferentes niveis de ensino. E para cada nivel foram levantados questionamentos - como sugeriu a Revista Escola - que foram sendo respondidos no desenrolar das aulas.

a receptividade dos alunos foi maravilhosa, uma vez que demonstraram motivação ao que estava sendo aplicado em sala de aula e ansiosos em dar continuidade ao aprendizado construido no ambiente escolar.

A idéia de ser um pesquisador os levaram a sair da superficialidade. E com isso podemos visualizar o avanço notório que cada estudante, agora também pesquisador, teve e ainda está tendo em sua vida escolar.

Percebe-se que cada um paulatinamente aprende de fato a ler e refletir. O que é muito gradificante nos dias de hoje em que as pessoas apenas decodificam palavras e expressões sem procurar um entendimento da leitura que elas mesmas fazem.

Durante a aplicação da aula, a construção do aprendizado foi ,e está sendo, bastante agradável. Notamos, em sala, que as leituras e pesquisas eram feitas não porque era OBRIGADO, mas sim porque eles desejava e NECESSITAVAM aprender mais.

Com essa atividade, mais uma vez, a troca de conhecimento, a necessidade de trabalhar em grupo traz consigo o maior aprendizado de todos: Nós não trabalhamos sozinhos, com o OUTRO aprendenos cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário