Páginas
Marcadores
- AMIGOS-COLEGAS (11)
- CACHORROS (8)
- CARTAS-LEMBRANÇAS PESSOAS ESPECIAIS (32)
- CITAÇÕES (1)
- EDUCAÇÃO (26)
- ESTUDOS (2)
- FATOS DIVINOS-REVELAÇÕES (13)
- FORMAÇÃO (48)
- Igreja Católica Apostólica Romana (108)
- ITPAC PORTO NACIONAL (18)
- LEITURAS (9)
- Orações (10)
- Partilhas Religiosas (78)
- RCC (104)
- Receitas culinárias (9)
- Reflexões gerais e pensamentos (49)
- Registros Pessoais (246)
- REPOST (13)
- SONHOS (4)
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
Qual tradição estamos vivendo: a humana ou a de Deus? Lectio Divina - Mc 7,1-13
Meditação da Lectio Divina - Mc 7,1-13 - 09/02/2021
O Evangelho de hoje me faz refleti em quantas vezes nos enchemos com nossas próprias regras de vida e abandonamos as leis do Senhor. Agimos de tal modo porque assim foi nos ensinado e somos relutantes quando a Palavra de Deus nos ensina a mudar de comportamento.
Deixamos as crianças ser educadas pelas tecnologias, por teorias de muitos estudiosos. Entramos em suas vidas com a educação corretiva muitas vezes duras, vazias de Deus e sem sentido. Estamos deixando a melhor educação de lado: A Educação vivencial, testemunhal. Será que educamos nossos filhos com exemplos, com nossa forma de viver?! A Educação deve ser instrutiva e prática. É na prática que os nossos devem aprender a ser bons, a ser de Deus.
Quantas tradições familiares carregamos e que não faz sentido algum? É interessante que optamos cada dia mais pelas instruções do mundo e abandonamos aos poucos as leis de Deus.
Vejamos o evangelho de hoje: as pessoas se preocupam com a higiene do corpo, mas não se preocupam com os da alma. Será que hoje ainda somos assim?!
Nos preocupamos com a saúde, comida, escola, trabalho, moradia, transporte e até vamos à Igreja, mas será que praticamos aquilo que Deus nos fala quando saímos. Estamos presos nesse tempo cronológico, mas totalmente alheios ao tempo da eternidade.
Às vezes nos orgulhamos dos sacramentos alcançados, do tempo de caminhada, da posição ocupada na Igreja, mas continuamos vazios de Deus, não olhamos para Ele e para os irmãos com amor.
Hoje somos chamados a rever cada área de nossa vida, rever cada tradição praticada e a questionarmos se tudo isso está recheado de vontade humana sem sentido ou se está de acordo com o que Nosso Senhor nos ensina.
A vida que temos hoje está de acordo com que aprendemos desde a época de Moisés?
Façamos a reflexão:
1 - Amar a Deus sobre todas as coisas. (Estamos amando a Deus antes de tudo, dando prioridade a Deus? Estamos amando nossos irmãos, perdoando e pedindo perdão, servindo, tratando a todos com dignidade sem excluir ninguém? Será que sou supersticioso? Pratico alguma seita?)
2 - Não tomar seu santo nome em vão. (Será que eu pronuncio o nome de Deus com raiva? Será que em todos os momentos estou honrando seu Nome, será que estou fazendo juramentos em nome de Deus?)
3 - Guardar domingos e festas de guarda (Será que estou guardando o Domingo para o Senhor? Será que em tempos de festas religiosas estou reservando para participar ou estou planejando viagens, festas ou outras atividades no lugar das religiosas? Estou indo à missa todos os domingos ou estou dando desculpas?)
4 - Honrar Pai e Mãe (Respeito meus pais ou sua memória? Sou obediente? Converso ou grito com eles? Os trato com respeito ou como se fosse igual a mim? Preocupo com o bem estar dos meus pais ou sou egoísta? Estou ajudando no que eles precisam? Sou presente na vida deles? Perdoei os erros que eles praticaram contra mim?)
5 - Não matar (Pratiquei ou incentivei o aborto? Matei ou incentivei a matar alguma criação de Deus? Eu vou matando aos poucos a mim mesmo ou a outros com excessos – bebidas, comidas, fumos, jogos, e demais vícios? Eu me mutilei, ou mutilei alguém? Guardei rancor e ódio? Não desculpei os que me pediam perdão? Deixei de pedir perdão? - Agi como se alguém não existisse? Ensinei a praticar pecados? Seduzi alguém ao pecado?)
6 - Não pecar contra a castidade (Pratiquei a luxuria tratando o outro como objeto, como propriedade? Pratiquei masturbação? Pratiquei fornicação que é a relação sexual fora do casamento religioso? Eu vi ou pratiquei pornografia? Pratiquei a prostituição? Pratiquei ou fui conivente com o estupro? Tenho práticas homossexuais?)
7 - Não roubar (Apropriei do que não me pertence? Roubei a paz do próximo? Fui mau pagador? Deixei de pagar os impostos? Causei danos ao próximo? Não trabalhei como deveria? Deixei de pagar o que é justo pelo trabalho ou produto do próximo? Enganei o próximo oferecendo coisas estragadas, quebradas e etc? Subornei? Colaborei com a injustiça?)
8 - Não levantar falso testemunho (mentir com o nome do outro? Fiz um juízo falso de alguém? Caluniei alguém? Falei boatos de alguém? Fofoquei? Insultei? Xinguei o outro? Fui falso? Desmoralizei alguém?)
9 - Não desejar a mulher do próximo (respeitei o compromisso que o outro assumiu? Fui causa de separação? Alimentei sentimentos por alguém comprometido seja com o matrimônio, seja com o celibato?
10 - Não cobiçar as coisas alheias (desejei desordenadamente possuir bens matérias? Fui invejoso?
(SANTOS. Michelly Pereira, 09/02/2021 Porto nacional –TO – Observação: Fiz pesquisas na internet para abordar bem os 10 mandamentos)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário