quinta-feira, 22 de julho de 2021

Lectio Divina - Ao encontro de um Deus vivo - (João 20,1-2.11-18) 22/07/2021

 1 Leitura - o que diz a Palavra

Evangelho (João 20,1-2.11-18)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Responde-nos, ó Maria, no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

20 1No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.

2Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!"

11Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.

12Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram".

14Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.

15Perguntou-lhe Jesus: "Mulher, por que choras? Quem procuras?" Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: "Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar".

16Disse-lhe Jesus: "Maria!" Voltando-se ela, exclamou em hebraico: "Rabôni!" (que quer dizer Mestre).

17Disse-lhe Jesus: "Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: 'Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus'".

18 Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.

Palavra da Salvação.




2 Medição- o que Deus me fala

O evangelho de hoje me faz refleti que às vezes estamos igual a Maria Madalena. Estamos tão mergulhados nos nossos problemas, em nossas dores que não conseguimos ouvir Jesus,  não conseguimos reconhecê-Lo. às vezes estamos indo procurar um Jesus morto, mas Ele não está morto, Ele vive. 

Quantas vezes vamos a procura do Senhor porque faz parte da nossa rotina de oração ir com frequência ao Santíssimo adorar ao Deus que faz Eucaristia! Mas quantas vezes estamos orando ali desejando que Deus aja em nossa vida ou na vida daqueles por quem oramos, mas não acreditamos, mas olhamos e não conseguimos ver Jesus vivo na Eucaristia, só conseguimos vê o pão. 

E Jesus está ali te chamando pelo nome, mas você não consegue ouvir pois você permitiu que seus problemas fosse maior que sua fé.

o Evangelho vem falar forte ao meu coração que Jesus é o nosso Rabôni, é o nosso mestre e Ele está vivo e cuidando de nós. A gente não consegue sentir porque permitimos que nossa dor nos cubra de forma tão intensa que nos faz insensíveis ao toque, à voz de Deus.

Jesus nos fala que é preciso lutar para despirmos dessas preocupações, é preciso limparmos os nossos ouvidos, é preciso parar essa rotina intensa de tanta coisa para respirar, para sentir, é preciso nos acalmarmos desses barulhos, ir limpando nossa mente, nosso coração para atingirmos um estado pleno de paz, de silêncio. Quando conseguirmos atingir essa paz plena, esse desprendimento dos barulhos do mundo que há externamente e dentro de nós, nós enfim conseguiremos ouvir Aquele que tanto fala conosco nosso mestre JESUS CRISTO.



3 Oração - o que respondo a Deus

Ajuda-me a silenciar, a chegar nessa paz plena. Ajuda-me a desligar os barulhos do mundo que ecoam de maneira tão forte em minha cabeça.

Aumenta minha fé para que eu possa caminhar na certeza de que estou diante de Jesus que vive. Ajuda-me a desprender da dor , assim como Maria Madalena, e quando Ouvi-Lo reconhecer tua voz e te chamar de mestre, meu Mestre.



4 Contemplação - a Palavra que inflama meu coração

16Disse-lhe Jesus: "Maria!" Voltando-se ela, exclamou em hebraico: "Rabôni!" (que quer dizer Mestre). - Gosto desse versículo porque é quando as barreiras de Maria Madalena são rompidas e ela reconhece-O chamando-lhe de Mestre.


5 Resolução- como sou chamado a viver a Palavra

A missão mais difícil que esta Palavra coloca em meu coração é a prática do silêncio. Devo praticar para quem sabe um dia poder ouvir a voz de Deus ou Daqueles que Ele enviar.



Reflexão Michelly Pereira dos Santos 22/07/2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário