quarta-feira, 21 de julho de 2021

Lectio Divina - a Parábola do Semeador - Evangelho (Mateus 13,1-9) - 21-07-2021

 Evangelho (Mateus 13,1-9)

Aleluia, aleluia, aleluia.

A semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.



1 Leitura - o que diz a Palavra

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

13 1Naquele dia, saiu Jesus e sentou-se à beira do lago.

2Acercou-se dele, porém, uma tal multidão, que precisou entrar numa barca. Nela se assentou, enquanto a multidão ficava à margem.

3E seus discursos foram uma série de parábolas.

4Disse ele: "Um semeador saiu a semear. E, semeando, parte da semente caiu ao longo do caminho; os pássaros vieram e a comeram.

5Outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda.

6Logo, porém, que o sol nasceu, queimou-se, por falta de raízes.

7Outras sementes caíram entre os espinhos: os espinhos cresceram e as sufocaram.

8Outras, enfim, caíram em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um.

9Aquele que tem ouvidos, ouça".

Palavra da Salvação.

2 Medição- o que Deus me fala

E, semeando, parte da semente caiu ao longo do caminho; os pássaros vieram e a comeram. - O Senhor fala ao meu coração que tipo de situações do mundo vem trazendo a morte em sua vida, vem trazendo o pecado? É o pássaro dos pecados contra castidade: sexo fora do casamento, prostituição, pornografia, desejos incomuns que fere o que é sagrado num ato sexual entre casados?
É o pássaro dos vícios? Jogos, bebedeiras, comidas em excessos, internet, redes sociais, novelas, séries, filmes?
É o pássaro das más companhias?

Lembre-se que quem está à beira do caminho de fato não está no caminho. Ele fica por perto mas fica desprotegido à mercê do inimigo. Aquele que não se envolve, que quer colher as graças de Deus mas não quer ser moldado pelo fogo de Cristo, que não quer se converter de uma vida de pecado a uma vida santa (pois a verdadeira conversão é isso e não mudar de religião), estas pessoas além de não colherem as graças que Deus separou para elas logo são levadas pelo inimigo, logo cai nas garras do mundo do pecado, logo sai da Igreja que Cristo fundou e passa a ser perseguidora da mesma. São pessoas que viveram somente de emoções, são pessoas que não viveram sua religião mas foram meras espectadoras e por isso os pássaros as levaram, as devoraram  

5Outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda.
6Logo, porém, que o sol nasceu, queimou-se, por falta de raízes. - Será que na sua caminhada você não está procurando fazer apenas o que gosta e não está buscando se aprofundar na fé que professa?
De quantos nãos é feita a sua caminhada?
Quantas vezes você deixou de amadurecer na fé porque não gosta, porque estava cansado ou porque acredita que não precisa mais fazer porque já fez a muito tempo atrás?
Qualquer planta precisa ter raízes bem fixadas em solo fértil, adubado com nutrientes necessários para ela se manter viva. Há quanto tempo você não se aduba? Há quanto tempo você não se renova? É preciso buscar cada vez mais e lutar contra o que nos impede de fixar nossas raízes para não sermos queimados pelas ações do inimigo. Lembre-se que o inimigo não descansa, ele não para de agir. Cada vez que você para ele vence. Aquela cena de quando Moisés abaixava a mão seu povo era aniquilado pelo povo inimigo se repete na nossa vida quando a gente "abaixa a mão" ("E, quando Moisés tinha a mão levantada, Israel vencia, mas logo que a abaixava, Amalec triunfava." - Êxodo, 17,11 - Bíblia Católica Online).
Quando a gente cansa o inimigo que não cansa aproveita a brecha e entra e faz um estrago na nossa vida e na vida de nossos familiares. 


7Outras sementes caíram entre os espinhos: os espinhos cresceram e as sufocaram. - O que vem te sufocando? É a falta de escuta? Quando a gente está na caminha e não escuta o  que Deus diz a gente na empolgação inventa de fazer tanta coisa, mas a gente não se aprofunda, a gente não se envolve como deveria e a gente cansa, e a convivência com os irmãos que também erra nos machuca e cada situação vai machucando até que a gente não consegue mais caminhar e para.  O que estar em excesso em sua vida? Será que você buscou coisas demais na família para desempenhar? na sociedade? na Igreja? Será que você se ocupa demais com tantas coisas que esquece de ouvir e executar o que o Principal está te falando? O que há em sua volta que está te sufocando? O que você tem feito para romper com esses espinhos/ Será que você não está tão cheio de si mesmo, falando sem parar, tão convictos de suas ações que já não consegue mais ouvir a Deus? Será que o maior espinho não seja você mesmo com suas más escolhas nos momentos errados? 

'Mas eu só trabalho pra Deus, faço de tudo nessa caminhada, nunca digo não  e mesmo assim me sinto sufocado!'
Será que o que você está fazendo era o momento certo e a forma certa para fazer? Será que não estamos atropelando os planos de Deus querendo fazer tudo o que está em nossa cabeça sem mesmo escutar o Senhor?

"Eu não consigo mais ouvi-Lo! " Então silencie, aprecie o silêncio, aprecie o momento de deserto. Este momento é importante para a limpeza de nossos ouvidos e sobretudo de nossa alma. Esse silêncio é necessário para que possamos de novo ouvir a voz de Deus.

3 Oração - o que respondo a Deus

Que eu procure vencer cada obstáculo para fazer aquilo que o Senhor deseja. Retire a vaidade! retire o testemunho de mim mesmo. Que eu viva pra testemunhar o Senhor, que eu esteja sempre em solo fértil e que um dia finalmente eu possa dar frutos

4 Contemplação - a Palavra que inflama meu coração

9Aquele que tem ouvidos, ouça". 

5 Resolução- como sou chamado a viver a Palavra

Sou chamada a me purificar e a ouvir mais a Deus, sou chamada a praticar aquilo que Ele me chama a fazer. Sou chamada a relutar menos e a agir mais



Reflexão Michelly Pereira dos Santos 
21/7/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário