sábado, 9 de janeiro de 2021

Ciúmes que temos, impede Jesus ocupar o Seu lugar em nossas vidas. Jo 3,22-30 Lectio Divina 09/01/2021

Lectio Divina 09/01/21
1 Leitura - o que diz a Palavra
👩🏻 COR LITÚRGICA: BRANCO
Sábado depois da Epifania
Evangelho (Jo 3,22-30)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas.24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”.27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30É necessário que ele cresça e eu diminua”.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.
2 Medição- o que Deus me fala
👩🏻 Não sei se estou certa, mas é isso que vem ao meu coração. Jesus estava com seus discípulos numa região e batizada, João estava em outra região com os discípulos dele e também batizava. A palavra que vem imediatamente ao meu coração é CIÚMES. Os discípulos de João Batista pareciam ter ciúmes da notoriedade de Jesus. Jesus estava fazendo a mesma coisa que João, o seu precursor, fazia. João muito antes já pregava, já batizava mas águas. Essa era sua missão: preparar o caminho para o Messias. De repente chega Jesus realizando o que João fazia e muito mais coisas. De certo muitos pensavam que João poderia ser o Messias e talvez estes ficavam com ciúmes de Jesus que parecia estar tomando o lugar de João.  
João nos ensina que ele não é importante. Não é para ele que as pessoas devem se voltar e sim para Jesus. O noivo que é importante e não seu amigo. João se alegra porque as pessoas estão buscando Jesus. Essa era sua missão: levar as pessoas até Jesus. João nos ensina que devemos conduzir as pessoas a Jesus e não desejar que elas fiquem conosco. Não somos nós que temos que aparecer, não somos nós que salvamos, libertamos, curamos, é Jesus. Não devemos ser o centro, mas devemos nos alegrar quando as pessoas amadurecem de tal forma que não precisam mais de nós para encontrar Jesus. Inicialmente somos essenciais para ensinar os outros a caminhar até Cristo, mas quando aprendem precisamos deixar que elas mesmo caminhe, agora diretamente para Cristo. Como disse João "30É necessário que ele cresça e eu diminua"
3 Oração - o que respondo a Deus
👩🏻o ciúmes é algo bem sério, inclusive para mim. A solidão me machuca. Meu desejo é que os meus caminhem comigo junto a Jesus, mas é preciso que eles se vão, que eles percorram seus próprios caminhos e levem Jesus para mais e mais pessoas. Já tem um tempo que minha oração para Jesus é essa: Que eu possa chorar e sofrer de saudade daqueles que amo porque eles estão na sua missão Senhor, porque eles estão te servindo e eu estou com saudades deles, não quero mais chorar por vê-los distantes de Deus. Se eu quero Santidade para mim, mãos quero para eles. Se quero ser fiel, quero que eles sejam ainda mais. Quero que eles possam ir além de mim nessa caminhada. Quero ser cada vez menos Senhor para que de fato o Senhor possa Reinar em toda área da minha vida até meu último suspirar. 
4 Contemplação - a Palavra que inflama meu coração 
👩🏻 30É necessário que ele cresça e eu diminua
5 Resolução- como sou chamado a viver a Palavra
👩🏻Preciso dar espaço para que Jesus apareça em todas as áreas da minha vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário