terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Mc 6,34-44 Não sejais como ovelhas sem Pastor 05/01/2021

Lectio Divina 05/01/2021
1 Leitura - o que diz a Palavra
👩🏻 
COR LITÚRGICA: BRANCO

Terça-feira depois da Epifania
Evangelho (Mc 6,34-44)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. — Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. 37Mas Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.
2 Medição- o que Deus me fala
👩🏻 Essa Palavra me chama a atenção de diversas formas. Já havia falado em vídeo até sobre o ponto de que somos chamados a dar  o que temos para o Senhor e é Ele que faz a obra, Ele que opera milagres. O que temos nunca será o suficiente, mas quando damos ao Senhor de coração Ele faz com que temos seja bem mais que o necessário. 
Hoje o ponto que mais me chama atenção é o versículo 34 onde o povo era como ovelhas sem pastor. 
Ovelhas sem pastor são ovelhas perdidas sem direção, sem proteção. São aquelas que fica vagando a mercê do perigo. 
Quando a gente insiste  viver a vida sem Cristo a gente fica como estas ovelhas. É uma vida sem sentido, sem propósito. Não temos direção, seguimos o que nossos instintos diz, o que nossos desejos carnais   nos impõe. Ficamos a mercê do inimigo. Somos presas fáceis a Ele. 
Jesus não quer nos vê no abandono, por isso Ele insiste (através de um irmão, familiar, colega de trabalho, sacerdote, Palavra, Música e etc) em chamar nossa atenção. Ele quer nos guiar, nos proteger. Às vezes achamos chato aquela pessoa que vive falando de Deus. Que vive pedindo para você ir a Igreja, para rezar, para ler a Palavra. O que a gente não entende que por detrás daquela pessoa Há um Deus que GRITA, que CHORA por VOCÊ. Por detrás dessa pessoa Há um DEUS que te deseja tanto que a incomoda para quem sabe você possa também sentir a necessidade de DEUS, para que um dia você possa ter sede DEle, para que você possa peocurá-Lo e deixar que Ele cuide de ti. 
3 Oração - o que respondo a Deus
👩🏻Te louvo Senhor porque Tu és o meu Pastor. Tu és meu guia, meu protetor. 
Eis-me aqui ovelha dependente de Ti. Guia-me, cuide de mim e de minha família. Eu não sei por onde andar sem Ti. Não quero mais ser como ovelha sem pastor. Não quero que as pessoas que amo ande como ovelhas perdidas. Ajude-nos a caminhar. 
4 Contemplação - a Palavra que inflama meu coração 
👩🏻 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 
5 Resolução- como sou chamado a viver a Palavra
👩🏻 A partir de hoje pretendo ouvir mais. Quero ouvir Tua voz e seguir seus comandos meu Senhor. Meu compromisso é treinar, é tentar ouvir mais e mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário