quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Lc 4,14-22a - O poder do Espírito Santo em nossas vidas - Lectivo Divina 07/01/2021

Lectio Divina 07/01/2021
1 Leitura - o que diz a Palavra
👩🏻COR LITÚRGICA: BRANCO
Quinta-feira depois da Epifania
Evangelho (Lc 4,14-22a)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.
2 Medição- o que Deus me fala
👩🏻Hoje vem em meu coração para comentar do Evangelho sobre a poderosa Ação do Espírito Santo na vida de um homem. Lembrando que Deus se fez homem através de Jesus e viveu na integralidade, menos no pecado, o que vivemos. 
Jesus estava com a Força do Espírito Santo, todos  elogiavam seus ensinamentos, fixavam os olhos no Cristo, davam testemunho DEle e ficavam encantados com tudo o que  Ele dizia. E o Espírito Santo curava e libertava.
Observe a grande transformação que é feita quando uma pessoa está cheia do Espírito Santo, quando ela conduzida pela sua Força. O Espírito Santo atrai as pessoas, por meio DEle o Senhor Deus chega ao nosso coração, nos ensina e nos transforma. A partir do momento que o Espírito Santo entra, as correntes são quebradas as vendas vão sendo retiradas dos nossos olhos, nossas enfermidades sejam elas de  qualquer natureza, física, espiritual, emocional são curadas. O Espírito Santo nos impulsiona a desejar uma vida nova, reta em Cristo Jesus. O Espírito Santo organiza nossa vida e nos coloca no devido lugar de filhos, de seguidores do Senhor. O Espírito Santo é aquele que nos motiva a testemunhar a todos (não só diante de multidão, mas o testemunho diário diante daqueles que todos os dias convive conosco) o poder de JESUS. Hoje muitos testemunhos são voltados para própria pessoa que testemunha. Ela fala dela, de sua fidelidade, de sua caminhada, de suas conquistas. Muitos testemunhos estão vazios de Deus. O verdadeiro testemunho que o Espírito Santo nos impulsiona a mostrar todos os dias aos nossos irmãos é aquele que leva a Cristo. O verdadeiro testemunho fala de Cristo, de sua ação em nossas vidas. O importante não é se vangloriar pelas vitórias, pelas conquistas atingidas, o importante é mostrar o quão maravilhoso Deus é, o quanto mudamos enquanto pessoas pela ação de Deus. Nosso Deus é um Deus que se preocupa com o ser humano, com suas criações e não com suas posses. As posses são acréscimos. Precisamos buscar evoluir antes de tudo como pessoas, como Cristãos. Precisamos buscar a aprender de Cristo, a buscar DEle, a conversar com Ele. E essa busca é diária, é rezando, orando todos os dias, é refletindo a Palavra. Às vezes só conseguimos nos apresentar a Cristo, às vezes nada conseguimos dizer, às vezes não sabemos agradecer, pedir. Somos confusos na maior parte das vezes, mas o importante é não desistir de Cristo, é não desistir de construir a intimidade com o Senhor. Busque o Senhor é terás a Força do Espírito Santo sobre tua vida. Busque o Senhor e verás o quanto o Espírito Santo é capaz de transformar toda nossa vida, é de transformar a vida daqueles que estão conosco. 
3 Oração - o que respondo a Deus
👩🏻Eis-me aqui agradecendo pelo dia de hoje, pela vida, pelos meus  problemas que espero que me fortaleçam em Ti. 
E diante desse dia, dessa Palavra quero clamar a Força do Espírito Santo sobre minha vida, e sobre a vida dos meus irmãos daqueles que amo e ainda não sei amar. Vem Espírito Santo transforma minha vida para que eu possa testemunhar a Cristo onde for. Vem Espírito Santo atinja todos aqueles que estiver perto de mim, todos que eu lembrar emm minhas orações, preocupações. Cuida dos filhos do Senhor. Que minha vida não seja em vão. No meu egoísmo quero ser Santa e estar no céu, mas se eu não conseguir atingir a dignidade para contemplar o Senhor, que pelo menos minha vida sirva para que meus irmãos, para que minha família, para que todos que amo cheguem ao céu. Que minha vida possa motivar as pessoas que me cercam a alcançar a santidade. Eu quero ta no céu, mas acima de tudo quero que minha vida não seja em vão. Deus se por ventura eu for condenada pelos meus inúmeros pecados, que pelo menos essa caminhada que tento percorrer leve irmãos a Ti. Quero estar contigo, mas quero que eles também estejam. Quero que cada dor, cada lágrima derramada pelos meus valha a pena. Hoje eu sofro por caminhar sozinha, mas que esta caminhada valha a pena para mim e para eles. Se não for possível para mim pelo menos para eles. Que eles te encontrem, que eles sejam Santos e felizes na eternidade contigo meu AMADO DEUS. 
4 Contemplação - a Palavra que inflama meu coração 
👩🏻14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza
5 Resolução- como sou chamado a viver a Palavra
👩🏻 Difícil missão, mas grande desejo- de ser conduzida pelo Espírito Santo e de testemunhar sempre o Senhor e não a mim mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário