sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

O mundo nos ensina a curtir a fama, Jesus ensina a se retirar à oração. Lc 5,12-16 Lectivo Divina 08/01/2021

Lectio Divina  08/01/2021
1 Leitura - o que diz a Palavra
👩🏻COR LITÚRGICA: BRANCO

Sexta-feira depois da Epifania
Evangelho (Lc 5,12-16)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração. —
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.
2 Medição- o que Deus me fala
👩🏻Dessa Palavra o final toca mais fundo ao meu coração, mas relatarei tudo o que Deus me fala até chegar ao ponto máximo. Na cura do leproso Há dois pontos importantes: O querer de Jesus, o olhar com misericórdia para nós. Há também o acreditar e agir do leproso que vai até Jesus e crendo implora por sua purificação. Deus me mostra que além de crer é necessário agir nos colocando em nosso lugar diante daquele que é Rei - aos seus pés. 
Na Palavra vemos que a fama de Cristo se espalhava e muitos iam ao seu encontro para ouvir ou ser curado. Jesus porém, e este é o ponto que mais me chama a atenção, após realizar suas missões se retirava para lugares solitários para oração. Nem mesmo Jesus estava em busca de reconhecimento. Jesus não ficava ali para curtir sua fama, para ficar sendo bajulado por causa de suas maravilhas. Jesus nos ensina que nosso lugar é aos pés de Deus em oração. Após cada missão, cada graça devemos nos retirar para orar, para agradecer as realizações de Deus. A Ele cabe o louvor, a honra, os agradecimentos. Nada do que fazemos aos nossos irmãos é mérito nosso, é antes querer de Deus, é antes realização dEle. Não é correto querer aparecer, querer se beneficiar, curtir bah ilações, desejar fama pelas obras que Deus realiza, somos apenas instrumentos que precisam ser limpos, cuidados por seu dono. Observe quando uma cozinheira prepara um delicioso banquete ninguém vai elogiar as panelas, o fogão, os utensílios pela comida; todos agradecem quem fez aquela refeição que é a cozinheira. Portanto se somos instrumentos de Deus porque queremos reconhecimento de uma obra que não é nossa? Cuidado irmãos com a necessidade de elogios, adulações! Tudo é do Senhor e para o Senhor. O retorno de nossa doação ao serviço deve vir de Deus - o retorno é santidade, humildade, docilidade no Espírito, conversão. Deus nos evolui enquanto pessoa  e nos capacita para que possamos trabalhar e nada faltar. Não podemos estar na caminhada por nós, por que queremos conversão nossa e da família, porque preciso de uma casa ou de um carro, porque preciso de dinheiro para estar mais estável. Devemos estar na caminhada por AMOR a Cristo, mesmo que não consigamos os bens que queremos nós devemos servir por Ele, mesmo que em casa tudo pareça estar desmoronando: JESUS é o foco. 
Deus disse para buscamos o Reino de Deus e tudo será  acrescentado. Precisamos confiar em Deus apenas e servir como instrumentos que somos. Ele cuidará dos nossos e do que precisamos. Peça a Deus que eu venha ao Teu encontro por AMOR Senhor. Que minha dedicação total independente dos momentos que estou vivendo se bons ou maus.

3 Oração - o que respondo a Deus
👩🏻minha oração é pedido de novo
Que eu jamais me envaideça quando Deus agir em mim. 
Que eu procure fazer como Jesus me retirar para orar. 
Que eu seja como o leproso que acreditou e foi ao encontro de Jesus, que ficou aos seus pés. Assim desejo que minha vida siga,  aos pés de Jesus, sendo instrumento, purificado, cuidado por Ele. Que eu jamais ganhe os méritos que são de Deus, que eu jamais me envaideça com os elogios feitos a mim porque sei que são de Deus. Seria tão bom servir na invisibilidade. É tão grande o desejo de servir sem o peso de ser vista, sem carregar o peso que as pessoas colocam na gente com os elogios. Quem me dera se 1% dos elogios fossem verdades na minha vida. Quem me dera poder ser considerada fiel a ti, doce! Quem me dera ser caridosa! Quem me dera saber cuidar dos irmãos como devem ser cuidados! As vezes as pessoas sentem que eu faço algo por elas, quando não faço nada. Se eu estive em determinado lugar, se eu falei algo com certeza foi agir de Deus porque a minha humanidade só quer a preguiça, só quer cuidar dos meus, da minha família, do meu trabalho. Então nada é mérito meu. Senhor que cada elogio seja motivação para que eu realmente me torne uma pessoa melhor. Se falarem que sou humilde, que eu me torne humilde, se falarem que sou companheira que eu me torne companheira. Quero ser boa, quero ser quem eu devo ser, quero ser o que Deus deseja que eu seja. 
4 Contemplação - a Palavra que inflama meu coração 
👩🏻16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração
5 Resolução- como sou chamado a viver a Palavra
👩🏻 Me retirar a oração, a purificação e ao louvor a Deus, principalmente antes e após cada missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário