segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

14/12/2020 - Mt 21,23-27 Cristo, Fonte de Sabedoria

*_Lectio Divina_*
1 *Leitura* - o que diz a Palavra
👩🏻14/12/2020
COR LITÚRGICA: BRANCO

3ª Semana do Advento | Segunda-feira
Evangelho (Mt 21,23-27)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”Eles refletiam entre si: “Se dissermos: ‘Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.
2 *Medição* - o que Deus me fala
👩🏻 na meditação me vem uma Palavra forte, a chamada SABEDORIA. A rodo momento Jesus era provado, tentado. Mas aquele que tem intimidade com Deus não se deixa levar pelas armadilhas do inimigo. Observe que os sacerdotes, os ancião, aqueles que primeiro eram chamado a crer, a levar a Palavra de Deus para as pessoas, até eles foram usados pelo inimigo para tentar derrubar Jesus, para persegui-Lo. Mas Jesus não briga, não rebate mas usa da Sabedoria para se livrar de tal armadilha. Se os sacerdotes e anciãos não responder o que Ele havia questionado, Ele também não responderia o que eles queriam. Eles como muito inteligentes, sabendo das consequências que trariam suas respostas preferiram recuar e não se expor. Sendo assim o Senhor, sem ser rude ou violento, mas usando apenas da Sabedoria venceu o mal
3 *Oração* - o que respondo a Deus
👩🏻 eu acredito que minhas orações tem muito mais pedidos que louvor e agradecimento isso é um erro. Meu coração é muito grato por tudo o que o Senhor faz por mim. Mas eu percebo o quanto ainda estou distante do Senhor, por isso peço pra melhorar. Por exemplo no Evangelho de hoje deixa no meu coração a necessidade de ser mais intimidade de Cristo, de usar a Sabedoria no lugar a intolerância, das durezas de palavras. Uma palavra sabia vale mais que mil palavras simplesmente duras. Não é pelo medo, pelas ameaças que convenceremos aos outros e a nós das coisas de Deus e sobre Deus. Não é sendo rudes, não é o tom da nossa voz. Não é a voz humana, o grito humano que tem poder, mas sim a voz de Deus. Senhor dai-me possibilidade, dai-me forças para escolher, para buscar sempre ser mais intima de Ti. Concede-me Sabedoria para que eu possa sempre deixar sua voz falar em mim. Não sou eu quem devo gritar, não sou eu quem devo falar, mas é o Senhor em mim. Escolha o que eu devo falar, viver é de que forma farei/falarei cada coisa. Quero ser a todo tempo instrumento Seu. 
 *Contemplação* - a Palavra que inflama meu coração 
👩🏻24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. - desse versículo que percebi a fonte de Sabedoria que emana do Senhor. 
5 *Resolução* - como sou chamado a viver a Palavra
👩🏻 buscar ser mais íntima de Deus, as demais coisas Ele acrescenta conforme a necessidade.
Michelly Pereira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário