terça-feira, 15 de dezembro de 2020

15/12/2020 - Mt 21,28-32 - O sim de atitudes

*_Lectio Divina_*
1 *Leitura* - o que diz a Palavra
👩🏻 15-DEZ-2020
3ª Semana do Advento | Terça-feira
Evangelho (Mt 21,28-32)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.
2 *Medição* - o que Deus me fala
👩🏻Hoje Deus me faz refletir  sobre essas duas situações que Jesus colocou. Quantas vezes estamos na Igreja, no caminho do Senhor fazendo apenas o que a gente quer. Deus manda e a gente não obedece ou não faz tudo exatamente como Ele pediu (a gente insiste em deixar o nosso toque humano, mas Deus basta e não precisa do toque humano para aperfeiçoar sua obra, pois ela já é perfeita). Quantas pessoas marginalizadas (drogados, prostitutas, ladrões, bandidos dentre outros) estão com o coração mãos aberto ao Senhor?! As vezes eles são capazes de acolher e amar aquele outro pecador muito mais que os que estão no caminho do Senhor. Afinal o pecado traz morte, traz dor e um coração doente de um  pecador é capaz de entender outro coração doente. Em contrapartida temos os escolhidos, os servos de Deus que um dia disseram: Eis-me aqui  Senhor, mas só falaram é não Fazem a vontade do Pai. Servos que também tem um coração doente mas que são incapazes de enxergar o coração do irmão. Servos que a primeira ação/pensamento é julgar aquele que tá em Pecado. É aquele sabe dizer  ao irmão para abandonar a vida de pecado, mas é incapaz de amar. Ainda não aprendemos que devemos ser intolerantes ao pecado, mas não ao pecador. O pecador deve ser amado, acolhido, evangelizado. O. Processo de conversão do ser humano se dar pelo Amor. Não é apontado os pecados e dizendo pra ele mudar de vida que a conversão acontecerá. Nós devemos amar o pecador e através desse amor mostrar  Deus pra ele. A partir daí sua consciência entrará  encontro com o Pai que mostrará suas misérias, suas faltas. Quando o. Pecador chega nesse estágio de se reconhecer como ser sujo os escolhidos dos Senhor entra com o auxílio novamente ajudando aquele irmão se limpar. 
Se observarmos hoje em dia os pescadores se ajudam e se amam muito mais e aqueles que disseram sim assumiram um posto de julgadores, assumiram a frente dos holofotes. Diz sim, mas nada faz. Aqueles que estão tão longes de Deus diz não mas inúmeras vezes é capaz de levar Deus ao próximo. 
3 *Oração* - o que respondo a Deus
👩🏻 Obrigada por mais um dia abri meus olhos com esta reflexão. 
Quero estar entre os justos que faz o que o Senhor pede, que serve da forma como o Senhor ensinou. 
Faça de mim, da minha família, dos meus irmãos, de todos aqueles que o Senhor chamou verdadeiros servidores. Que possamos ir além do sim das palavras. Que possamos chegar ao sim das ações
4 *Contemplação* - a Palavra que inflama meu coração 
👩🏻 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”
5 *Resolução* - como sou chamado a viver a Palavra
👩🏻 Sou chamada a dizer o sim de ações e não de meras Palavras, sou chamada a amar, a me Converter, a servir seguindo fielmente a vontade de Deus. 
Ass.: Michelly Pereira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário