quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

17/12/2020 - Mt 1,1-17 - A importância de conhecer e assumir sua história, suas origens

*_Lectio Divina_*
1 *Leitura* - o que diz a Palavra
👩🏻 17 - DEZ -
- 2020
3ª Semana do Advento | Quinta-feira
Evangelho (Mt 1,1-17)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor.1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.
2 *Medição* - o que Deus me fala
👩🏻Confesso que ao ler o Evangelho fiquei preocupada com a reflexão. Me perguntei "Meu Deus o que o Senhor tem pra me falar? O que escreverei meditação."
 Pelo Evangelho conheci seus antepassados, mas o máximo que isso me traz é lembrar dos meus, da necessidade que eu tenho de rezar por eles, pela alma dos que morreram, pela quebra das más heranças hereditárias e pelo fortalecimento das boas. 
Tive que pesquisar uma homilia pra poder compreender qual mensagem tiraria desse Evangelho. Algo que me tocou na homilia foi que a genealogia de Jesus mostra a humanidade dele. Jesus também teve antepassados com histórias lindíssimas, mas também com erros grandiosos. Quando Deus se fez homem, se fez carne, Ele assumiu por *COMPLETO* toda a condição humana (exceto o pecado). Então Jesus era da linhagem de grandes nomes da história. Pessoas espetaculares que foram fiéis a Deus mas que também na sua trajetória errado. Jesus não nega sua origem, mas mostra para todos nós que não importa da onde a gente vem: de uma família nobre, de nome, de honra ou de uma família com um histórico pesado de dor, de pecado. Não importa devemos olhar pra toda essa história, procurar conhecer os nossos, saber como eles são para pelo menos orar por eles. Devemos conhecer nossa genealogia para  poder mostrar que é possível ser Santo independente das heranças que carregamos. É possível fortalecer as boas heranças e romper com as más. 
Assumir quem somos e de onde viemos é importante para que Deus possa agir em nós. Do que adianta apresentarmos uma mentira a Deus querendo que Ele aja? Do que adianta tentar ignorar suas raízes, sua história? Do que adianta não tentar conhecer  de onde vens só porque machuca? 
Para um médico curar uma doença ele precisa conhecer sobre ela. Para Deus te curar Ele precisa te conhecer. Esconder parte do que somos não trará cura completa e sempre carregaremos um peso a mais de forma desnecessária. 
Viver esse tipo de dor é uma escolha. Ou a gente se fortalece e enfrenta tudo aquilo que hoje fez de mim e de você quem somos ou vamos continuar carregando dores e sofrimentos por toda a vida. 
3 *Oração* - o que respondo a Deus
👩🏻 É Senhor confesso que quando olho pra minhas origens fico um pouco assustada. Tanta história linda de luta, de trabalho mas tanta história de dureza, teimosia. Eu me assusto quando eu conheço cada caminho errado que muitos trilharam. 
É tão difícil notar quanta herança ruim que eu herdei e como ta sendo difícil quebrar essas heranças. São tão fortes. 
Hoje pelo Evangelho vejo quanto preciso orar mais, lutar mais pela minha família. Preciso lutar que as boas heranças, que também são muitas, sejam cada vez mais fortes. E que estas heranças tomem o lugar das ruins. Que eu possa olhar pra minha história com amor e apresentar a Cristo que vendo a real situação me ajudará. 
Me ajuda Senhor quebrar as coisas ruins. Eu não terei descendentes mas me ajuda a deixar boas heranças pelo meu testemunho de vida aos meus familiares, aos filhos de coração. Se eu posso deixar algo para aqueles que vierem depois de mim, que seja coisas boas. Quero deixar sementes de santificação. Quero que brote Santidade em toda parte, em toda minha família e por onde eu passar. 
Senhor olhe a minha história, chegue onde eu não conheço. Transforme minha história! Quero tanto construir uma nova história contigo de amor e fidelidade. Se eu tivesse descendentes queria que eles olhassem e pudesse sorrir com uma história linda que eles têm, que os antepassados deles tiveram. 
Agora me vem o número 14 do Evangelho e percebo que a. História foi feita de ciclos. Que este e os próximos ciclos sejam ciclos de amor e Santidade. Que aqueles que hoje vivem e aqueles que virão construa uma história de Santidade
4 *Contemplação* - a Palavra que inflama meu coração 
👩🏻 1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 

Jesus não era filho de sangue de José, mas sua genealogia vem do seu pai adotivo. Nesse momento isso mexe tanto comigo que não posso gerar um filho pois me fará refletir o porque Jesus assumiu a genealogia do seu Pai adotivo. Por que não ter falado a genealogia de Maria? Iria chegar a Abraão da mesma forma.  Jesus era filho de sangue de Maria, mas filho de coração de José. Que tipo de chance eu tenho? Que tipo de influência eu poderia exercer sendo apenas mãe de sangue? Que herança posso deixar àqueles que não conviveram comigo, que não carregam meu sangue? 
Hoje termino essa reflexão chorando e cheia de curiosidade. Que minhas inquietações um dia sejam  solucionadas. 
5 *Resolução* - como sou chamado a viver a Palavra
👩🏻 acho que o que fica de missão para mim é uma grande luta pela minha família, rezar por aqueles que darão continuidade à nossa família para que cada vez mais eles construam boas heranças a seus filhos.
Hoje nos Preocupamos com as heranças materiais e descuidamos da herança que faz de nós seres humanos: não os preparamos para serem bons cristãos, não nos. Preocupamos com sua moral, índole. Até passamos por teoria o que é certo e errado mas o fato de não darmos exemplo tendo uma vida reta, a teoria ensinada cai no esquecimento assim como as matérias aprendida na escola. A maioria esquecemos, o que ficou foi o que vivenciamos. 
Mesmo eu sabendo que eu sou a última pessoa de toda uma linhagem. Mesmo  eu sabendo que não contribuirei, de forma autêntica (pelo sangue) para as novas gerações. Preciso conseguir contribuir sendo um bom exemplo aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário