terça-feira, 22 de dezembro de 2020

22/12/2020- (Lc 1,46-56)- Tão pequena! A comunhão de Maria com Deus é tão grande que não é possível perceber seu eu, mas sim o próprio Deus.

Lectio Divina 22/12/2020
1 Leitura - o que diz a Palavra
👩🏻4ª Semana do Advento | Terça-feira
Evangelho (Lc 1,46-56)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.
2 Medição- o que Deus me fala
👩🏻Nesse Evangelho de hoje  venho refletir como Nossa Senhora se comportou diante da graça recebida. 
Quão importante e quão grande era missão de Nossa Senhora. Nos dias de hoje uma missão dessa  nos encheria de orgulho. Quantas pessoas falariam. Deus me escolheu porque eu sou assim, eu faço isso, eu rezo todo dia, eu, eu e eu. No espaço religioso até para pregar a Palavra do Senhor os eus tomaram de conta. Em muitos casos é como se tirasse até o agir de Deus para colocar esse eu no centro de tudo. "As graças acontecem por causa de mim. Se não fosse eu rezar, vigiar, me sacrificar Deus não agiria."
Agora vamos observar a atitude, o comportamento de Nossa Senhora após a graça recebida. 
Maria se alegra porque Deus olhou para ela, uma pessoa humilde, sem luxos ou grandes atributos para acolher em seu ventre o filho de Deus. Maria era simples e não poderia oferecer muita coisa ao Rei do céu e da Terra. 
Ela reconhece que todas as gerações a proclamarão bem aventurada por causa de Deus e não por ela mesma.  Porque Ele fez por ela, Ele a olhou e transformou toda sua vida e toda sua história.  Nossa Senhora reconhece os favores de Deus e começa a falar o quão grande Ele é, o que Ele faz. Observe que em Maria não há eus, há Deus. Lógico que ela teve uma vida Santa que fez com que Deus olhasse para ela, mas não há eus nela. A caminhada dela, a entrega foi tão perfeita que não conseguimos enxergar Maria, olhamos para ela e enxergamos Jesus. Ela serviu de forma tão perfeita que não deixou quase nada dela. É assim que temos que ser: Cristo tem que estar tão forte em nós que o nosso eu não tem importância, não fica marcado. O que tem que ficar marcado e registrado é a ação de Deus em nós. Devo continuar a rezar, a orar, a jejuar, a comungar porque nós necessitamos de tudo isso, mas não é por nós que as obras de Deus acontecem, é através de nós. Temos que começar a aprender isso não sou eu, nem será você SEMPRE será DEUS. 
3 Oração - o que respondo a Deus
👩🏻 Senhor em cada reflexão vejo o quanto preciso melhorar.  Meu primeiro pedido é que eu saiba te louvar e engrandecer como Maria.. Que  minhas orações sejam recheadas de louvor e gratidão. 
Senhor! Dai-me a graça da humildade, que eu tenha a visão que Maria teve de si mesma: Uma pessoa pobre, simples, humilde da qual o Senhor a agraciou. Que eu não seja uma pessoa orgulhosa, pensando que sou capaz de fazer algo. Faça de mim uma pessoa transbordante de Ti. Que minha história não permaneça, mas a Sua história em minha vida. 
4 Contemplação - a Palavra que inflama meu coração 
👩🏻48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada. 
Escolhi esse versículo porque Maria deixa claro que não é por ela, mas por Deus. Tudo que ela representa hoje, tudo o que ela significa para nós é por causa de Deus. 
5 Resolução- como sou chamado a viver a Palavra
👩🏻 Sou chamada a ser tão humilde ao ponto de desaparecer do meu eu para que Deus APAREÇA em mim. 
Quero ser cada vez mais pequena e mais insignificante para que Deus cresça em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário