segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

O Senhor nos dar o que precisamos e nem sempre é o que queremos (Lc 5,17-26)

*_Lectio Divina_*
1 *Leitura* - o que diz a Palavra
👩🏻2ª Semana do Advento | Segunda-feira
Evangelho (Lc 5,17-26)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda?’ 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.
2 *Medição* - o que Deus me fala
👩🏻 A partir do momento que o Senhor foi revelado ao povo muitos por necessidade, curiosidade buscavam conhecer quem era esse homem. Na sociedade de antes e hoje quem tem uma situação privilegiada na sociedade conseguem participar dos melhores lugares daquilo que é julgado como importante, solene, raro.
No entanto muitos aproveitam dessa oportunidade por interesse apenas. Naquela época o Senhor estava diante de muitos desses privilegiados o que fazia com o que os mais humildes tivessem dificuldades de estar mais perto do Senhor. Havia homens que traziam um paralítico para ser curado. Eles enfrentaram todas as barreiras para chegar até Jesus e quando chegaram Jesus fez o que era necessário para aquele homem e não o que eles queriam. Quando Jesus perdoou os pecados daquele homens os corações julgadores iniciaram seu papel. Como Jesus conhece tudo  os ensinou, acima de tudo com ações, sobre que era Ele e sobre aquela situação. 
O que trago comigo? Primeiro que eu devo buscar Jesus não importa quão grande, ou quão impossível pareça a barreira. 
Que nem tudo o que eu quero eu realmente eu preciso para de fato ser a filha/serva que Deus sonhou. As vezes quero cura, mas se eu não for curada tudo bem.... Desde que eu esteja aberta para que o Senhos aja naquilo que eu preciso e não naquilo que quero
A Palavra me ensina que o Senhor conhece meu coração não adianta diante dos outros ser uma coisa e por trás outra. É impossível enganar a Deis. Ele sabe até onde sou convertida Não adianta cuidar do que é superficial, da aparência espiritual,. Pois Deus conhece tudo Ele sabe quem realmente somos. O importante é caminhar na verdade, é reconhecer quem somos  de fato e trabalhar tudo aquilo que precisa melhorar
3 *Oração* - o que repondo a Deus
👩🏻 Que eu tenha ousadia para te buscar
👩🏻 Que eu não me entristeça ou murmure quando o Senhor me der o que eu preciso e não o que quero. 
Que eu seja verdadeira na linha caminhada. 
Que eu não julgue as pessoas, mas que eu saiba esperar o tempo delas de verdadeira conversão
4 *Contemplação* - a Palavra que inflama meu coração 
👩🏻26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”
👩🏻 pois quando temos experiência com Deus e passamos a conhecê-Lo ficamos com medo de perdê-Lo por isso fazemos de tudo para estar perto dEle. Aquele que segue o Senhor é grato é sente necessidade de louvar, de glorificar, de agradecer pelo agir dEle na vida das pessoas
5 *Resolução* - como sou chamado a viver a Palavra
👩🏻 ter mais ousadia
👩🏻não desistir diante das dificuldades
👩🏻 não murmurar
👩🏻 ser grata quando Deus não me der o que quero, mas sim o que preciso
👩🏻 glorificar mais ao Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário