sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

18/12/2020 - (Mt 1,18-24)- Maria e José: Sim de sofrimento, de luz, perseverança e fé

*_Lectio Divina_*
1 *Leitura* - o que diz a Palavra
👩🏻18-DEZ-2020
3ª Semana do Advento | Sexta-feira
Evangelho (Mt 1,18-24)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor.18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.
2 *Medição* - o que Deus me fala
👩🏻 Primeira reflexão que faço é dos PLANOS. 
Maria e José enquanto prometidos um ao outro deviam ter planos, sonhos. 
Acontece algo: Maria está grávida! Imagino que esta notícia tenha despedaçado o coração de José. Ora com certeza ele tinha uma visão de Maria e com essa notícia, aquela visão deve ter sido destruída. Quão grande deve ter sido a decepção dele com Maria! Como ele deve ter sofrido! Ele poderia fazer a justiça dos homens, se revoltado até contra Deus mas ele decidiu se afastar em silêncio, sem prejudicar. O amor pela Mãe de Deus era tão grande que ele perdoou o que talvez ele pensou que seria o pecado dela. Ele perdoou e não a denunciou, simplesmente se afastou. 
Segunda reflexão: Maria concebeu o Filho de Deus numa plena entrega e confiança que não se importou com as consequências que poderia sofrer com seu sim. 
Com o sim, Maria perdeu, por um momento, o seu prometido. Quanto ela deve ter sofrido por saber que José não se casaria com ela! Quanto sofrimento deve ter passado em seu coração ao pensar que José não acreditava na sua pureza, na sua honra. 
Mesmo diante da dor e dificuldades que seu sim lhe traria ela abraçou a missão que Deus lhe deu e não se importou com nada. Apenas olhou e confiou em Deus. 
Terceira reflexão: Há duas pessoas que disseram sim a Deus e se entregaram a Ele de forma mais pura - Maria e José. Duas pessoas que já iniciaram sua missão sofrendo, porém não desistiram. Duas pessoas pessoas que souberam fazer a vontade de Deus. Pois fizeram CONFORME lhes havia pedido. Eles eram humanos e com certeza estava cheios de ideias planos, mas eles conseguiram abri mão do eu deles para que Deus pudesse agir. 
3 *Oração* - o que respondo a Deus
👩🏻FIDELIDADE- Que eu tenha essa fidelidade de Maria e José, que mesmo com a dor, sem entender fizeram a vontade de Deus. Que amou um ao outro mesmo quando eles imaginavam que eles haviam pecado: José achava que Maria havia perdido sua Pureza. Maria achava que José estava sendo injusto ao abandona-la, em não acreditar em suas palavras. 
Mesmo assim eles se amaram como está no Mandamento e com isso foram honrados. 
4 *Contemplação* - a Palavra que inflama meu coração 
👩🏻19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. - gosto desse versículo pois ele me fez olhar para a humanidade de José e Maria
5 *Resolução* - como sou chamado a viver a Palavra
👩🏻 uma grande missão é não desistir dos planos de Deus pra mim, mesmo que venha o sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário